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  • Equipe Shopper Telling™

Você é autoconfiante quando fala em público?

Saiba como ser autoconfiante e enxergar potencial mesmo em meio as dificuldades e desafios do ambiente de trabalho. Transmita segurança e credibilidade.

Experiência e conhecimento são essenciais, mas se a sua postura não é confiante ao se apresentar você corre o risco de não transmitir a mensagem que deseja, ou ainda pior, não passar credibilidade a sua audiência. Para que isso não aconteça existem técnicas que ajudam a desenvolver a sua comunicação e postura diante o público.


Confiança no seu trabalho!

Todos os dias lidamos com conflitos, desafios e problemas de logística em nosso ambiente profissional que precisam ser solucionados. Essas situações exigem que a gente saiba se comunicar com tranquilidade e segurança, principalmente, para que as equipes de liderados não percam a estabilidade no dia de trabalho. Pense que a sua equipe está apenas esperando que você diga a eles o que é necessário fazer. O primeiro passo é acreditar na sua capacidade, tomar o seu tempo para encontrar a solução e só depois de avaliar a melhor opção reunir a sua equipe para uma explicação calma e assertiva.


Como trabalhar a confiança no dia-a-dia?

Nós entendemos que essa não é uma característica que surge da noite para o dia, principalmente nas pessoas realmente inseguras e nervosas. Por isso, separamos algumas dicas importantes para o desenvolvimento deste ponto:


Cerque-se de pessoas positivas: Já percebeu como essas pessoas estão sempre de bom humor e, normalmente, são muito otimistas? Pessoas positivas encontram soluções para tudo, porque em primeiro lugar acreditam que há uma solução para tudo. São uma grande referência de tranquilidade e confiança. Esteja ao redor delas e aprenda com elas.


Encare e supere os seus medos: Os medos impedem que você deixe fluir tudo o que sabe para sua audiência, mas se você estiver disposto a encarar as pessoas e iniciar sua apresentação ignorando os pensamentos da sua cabeça (medo de errar, medo do julgamento, medo de cair e até mesmo medos irracionais) em questão de minutos o pavor dá lugar ao conforto e a uma apresentação agradável.


Autoestima: A autoconfiança está diretamente conectada a autoestima. Uma depende da outra nascendo da auto valorização, auto aceitação e descoberta do amor próprio. Nesse aspecto, fazer sempre aquilo que tem PROPÓSITO para você vai ajudar.


Inteligência emocional: É o ato de equilibrar as emoções priorizando manter o ambiente harmonioso e o relacionamento entre as equipes saudável. As pessoas são diferentes, sendo assim, é preciso ser inteligente para que as diferenças não se tornem um problema no dia-a-dia. É preciso que o líder esteja preparado para transmitir mensagens motivacionais, para que os membros da equipe se sintam acolhidos como são e tenham também o desejo de acolher uns aos outros como são.


Trabalhar a autoconfiança é tão importante quanto adquirir conhecimento, já que o conhecimento precisa da confiança para ser passado com sucesso as suas equipes!


Maitê Alverne Holanda


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